02. Oro a Deus quando estou com medo

2. Oro a Deus quando estou com medo
Você já ouviu a história de Davi e Golias? Davi era um menino judeu que se tornou rei de Israel. Golias era um gigante que fazia parte do exército dos filisteus. Os filisteus eram inimigos de Israel, e Golias era o guerreiro mais forte do exército. Ele tinha quase três metros de altura. Todos os soldados do exército de Israel tinham muito medo dele.
Um dia, os dois exércitos se encontraram frente a fren­te. Os filisteus estavam de um lado, e Israel estava do ou­tro, e havia um vale entre eles. Golias saiu em direção ao vale e gritou para os soldados de Israel: “Escolham um homem para lutar comigo. Se ele vencer, seremos seus servos. Mas, se ele perder, vocês serão nossos servos” (1 Sm 17:8,9; grifo da autora).
Golias queria alguém que lutasse com ele face a face, mas ninguém queria. Todos tinham muito medo dele.
Naquele mesmo dia, Davi apareceu levando pão para três de seus irmãos que estavam no exército de Israel. Ele ouviu Golias se vangloriando. Já fazia quarenta dias que Golias desafiava os soldados de Israel dia e noite. Davi ficou furioso por esse gigante, que não conhecia Deus, desafiar os homens que conheciam Deus, por isso ele se candidatou a lutar com Golias.
“Matei um leão e um urso sozinho”, disse Davi para o líder de Israel. “O Senhor, que me livrou deles, também me livrará deste filisteu ímpio” (l Sm 17:36,37; grifo da autora).
Davi tinha tanta fé em Deus que nem tinha medo de Golias, ele sabia que Deus iria protegê-lo. Davi decidiu não usar a armadura, como fazia o restante dos soldados, porque era muito grande e pesada para ele. Em vez disso, levou apenas sua atiradeira (uma espécie de esti­lingue) e cinco pedras lisas que encontrou em um riacho pró­ximo e desceu corajosamente o vale para enfrentar o gigante. Ao vê-lo, Golias o desrespeitou, o amaldiçoou e não o levou a sério. Ele via Davi como um simples garotinho e não queria entender que Deus estava com Davi.
Quando Davi se aproximou de Golias, girou a atiradeira e lançou uma pedra bem na cabeça do gigante. Golias caiu no chão, Davi correu, pegou a espada de Golias e o matou.
Quando os filisteus viram o que havia acontecido, eles fi­caram extremamente assustados. Reconheceram que, se o menor jovem do exército de Israel tinha conseguido vencer o maior e mais forte soldado de seu exército, então eles não tinham chance de sobreviver. Por isso, fugiram no mesmo instante.
Mesmo sendo criança, Davi tinha uma grande fé em Deus. Acreditou que poderia vencer porque Deus estava do seu lado. E ele estava certo.
Você sabia que suas orações são como a atiradeira de Davi? Ao enfrentar um gigante — como o do medo —, você pode orar para vencer o medo. Sua fé dá poder à oração. Ao orar, você pode matar os gigantes de sua vida. Você pode matar o gigante do medo. Uma vez que Deus está do seu lado, suas orações são poderosas. Quando você ora, Deus está com você e, por isso, o inimigo tem de fugir.

Todas as pessoas têm medo de alguma coisa
Hoje as crianças têm muito medo. Sei disso porque conver­sei com muitas delas, e essas crianças com quem conversei compartilham muitos temores. Isso acontece porque há mui­tas coisas neste mundo que tememos, e as crianças sabem disso. Provavelmente não há uma única pessoa no mundo que não tenha medo de nada.

O que as crianças oram
Querido Senhor, hoje estou procurando um versículo sobre não ter medo. Meu texto favorito é o salmo 34. Tenho medo de que um de meus familiares morra. Por favor, guarde-nos a todos onde quer que estejamos.   Miro (11 anos)

Nem todo medo é ruim. Alguns medos podem impedi-lo de fazer algo perigoso. Se você tem medo de cair de um pe­nhasco, então o medo vai impedi-lo de chegar muito perto da beira desse penhasco. Mas, quando o medo domina sua vida e o impede de dormir, de se divertir, de se concentrar ou de fazer o que Deus quer que você faça, então esse tipo de medo é ruim, esse tipo de medo o prejudica. Você precisa orar pelas coisas que o deixam com medo.

Deus respondeu à minha oração
Estávamos sobrevoando o oceano rumo à África, e eu não me sentia segura em viajar para outro país. Eu estava muito nervosa e orei muitas vezes a Deus para que ele nos manti­vesse com saúde e em segurança. E foi o que ele fez!      Emily (10 anos)

Embora haja muitas coisas das quais devemos ter medo, Deus não deseja que você viva com medo. Ele quer que você lhe conte do que tem medo para que possa levar embora seu medo e substituí-lo por amor.
Deus diz que o amor perfeito dele lança fora todo o medo. Isso significa que, onde estiver o amor de Deus, o medo não poderá permanecer. Ao orar, você está convidando a presen­ça e o amor de Deus para sua vida de um modo poderoso. A presença e o amor de Deus afugentam o medo.
Se seu medo não desaparecer, peça a alguém para orar com você, seu pai ou sua mãe ou outro cristão adulto em quem você confia. Orar com outra pessoa é muito eficaz porque faz o medo ir embora mais rápido. E por isso que Deus diz que, onde estiverem duas ou mais pessoas reunidas em seu nome, ele estará no meio delas (Mt 18:19,20). Quando você ora com outra pessoa, ainda que seja com uma única pessoa, Deus se faz presente com poder, e a presença dele manda o medo embora.

Conte para Deus seus temores
Deus quer levar embora todos os seus temores, é por isso que você deve orar por tudo aquilo de que você tem medo. Quando você fala para Deus do que tem medo e pede que ele o proteja, está colocando a responsabilidade nele. Você está colocando tudo aquilo que teme nas mãos de Deus.

Do que as crianças mais têm medo
• Perder o pai ou a mãe.
• Morte de outros familiares.
• Morte de um animal de estimação.
• Não ter amigos.
• Escuro.
• Passar vergonha diante das pessoas.
• Sonhos ruins e pesadelos.
• Ser morto.
• Seqüestro.
• Desastres como enchentes.

Ainda que as coisas que você teme pareçam muito maiores do que você, Deus é ainda maior do que todas elas juntas e ele sempre virá socorrê-lo quando você o chamar. Se você estava conversando com Deus com freqüência e orando pe­las coisas de que tem medo, ele ainda virá socorrê-lo mesmo que se esqueça de orar às vezes.
Muitas vezes, quando temos medo, é difícil dizer o que é real e o que não é. Podemos sentir muito medo de alguma coisa que, na verdade, não vai acontecer.
Eu costumava ter medo de que houvesse um monstro de­baixo de minha cama. Tive medo disso por muitos anos até que Deus me libertou. Não havia nenhum monstro. Tam­pouco meus amigos encontraram um monstro debaixo da cama. Na verdade, nunca ouvi falar de um monstro debaixo da cama de alguém em toda a história do mundo. Passei anos com medo de algo que não existia.
No entanto, houve coisas terríveis em minha vida que exis­tiram e aprendi a orar por elas. Quando eu morava em Los Angeles, costumava ter medo de terremotos, por isso eu ora­va todos os dias para que Deus guardasse a mim e a minha família de um deles. Muitas vezes passamos por terremotos, e eles foram assustadores, mas Deus nos protegeu todas as vezes. Por fim, parei de pensar em terremotos todos os dias. Quando oramos, Deus nos protege e leva embora o medo.

Deus respondeu à minha oração
Uma vez eu estava sozinho em casa e fiquei apavorado. Orei a Deus para que ele me desse paz, e ele me ajudou a vencer aquele medo.     Aaron (11 anos)

Certa vez, Jesus estava no mar com seus discípulos quando caiu uma terrível tempestade. Os discípulos tiveram muito medo de que o barco afundasse e eles morressem. Jesus dis­se-lhes que o barco não afundaria porque ele os acompanha­va no barco (Mt 8:26). Você precisa se lembrar de que, toda vez que tiver medo, poderá chamar por Jesus e ele se fará presente. Seja qual for o barco em que você estiver, Jesus es­tará com você nele, e a presença de Jesus vai guardá-lo.

Deus respondeu à minha oração
Um rapaz que fez coisas terríveis com crianças tinha acabado de sair da prisão e se mudado para o condomínio onde minha tia morava. O condomínio dela ficava perto de uma escola. Minha mãe e eu oramos para que Deus protegesse as crianças da escola e as pessoas que moravam naquele condomínio. Uma semana depois, minha tia telefonou para minha mãe e con­tou que o rapaz havia se mudado. Louvado seja o Senhor!         Benjamin (9 anos)

Quando você tem medo à noite
Você já teve medo sem saber ao certo o que temia? Você cos­tuma sentir medo porque assistiu a um programa na televi­são ou a um filme de terror, leu um livro horripilante ou alguém lhe contou uma história assustadora. Mas, às vezes, você sente medo e não sabe exatamente por quê.
Certa vez, quando meu filho, Christopher, tinha quase onze anos, ele começou a ter pesadelos sem nenhum motivo. Eu não o deixava assistir a nenhum programa de televisão ou filme de terror, e nada de ruim havia acontecido com ele, por isso não tínhamos a menor idéia por que ele tinha sonhos ruins. Eu orava com ele todas as noites, mas ele ainda conti­nuava a ter pesadelos terríveis. Então, um dia, quando ele estava na escola e eu estava orando por ele, senti como se Deus estivesse me impulsionando para ir ao quarto dele e dar uma olhada em seu videogame.
O primeiro jogo que peguei era um de ação e aventura que um de seus amigos lhe havia emprestado. A caixa pare­cia normal, mas, no verso do folheto de instruções, encontrei algumas coisas que eram terríveis e diabólicas. Eu disse: “Obrigada, Jesus, por me mostrar isso” e tirei o jogo do quar­to dele.
Quando Christopher chegou da escola, mostrei-lhe o que eu havia encontrado. Ele disse que não havia brincado muito com o jogo nem notado o que tinha nele. Ele o devol­veu para o amigo no mesmo instante. Quando o pai chegou em casa naquela noite, nós três oramos juntos e pedimos que a presença de Deus enchesse o quarto de Christopher com a paz de Deus. Naquela noite, os pesadelos do meu filho desa­pareceram completamente.

Deus respondeu à minha oração
Tenho muito medo em meu quarto à noite. Às vezes eu oro e ainda fico com medo. Desço as escadas para contar isso a meus pais. Meu pai e eu vamos até meu quarto, oramos a Deus, repreendemos o espírito de medo e agradecemos a Jesus por sua constante presença ali. Tudo sempre fica bem depois que oramos, e eu durmo sossegado.         Joshua (10 anos)

Se você ainda tiver medo em seu quarto, de dia ou à noite, ou se estiver tendo sonhos ruins, peça a sua mãe ou a seu pai ou a um cristão adulto em quem você confia para orar com você. Peça a Deus para mostrar-lhe se há alguma coisa em seu quarto que não está honrando ao Senhor. Livre-se de coisas como pôsteres, músicas, livros, revistas, jogos, fotos ou filmes que glorifiquem coisas ou pessoas que não são de Deus. Você dormirá muito melhor sem elas.
Deus é mais poderoso do que qualquer coisa que você tema. Quando você está na presença do Senhor, não precisa ter medo de nada. A Bíblia diz: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O SENHOR é o meu forte refugio; de quem terei medo?” (Sl 27:1). Isso não é ma­ravilhoso?

Quando estou com medo, lembro-me do que Deus diz sobre o medo
Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa (Is 41:10).
Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (2 Tm 1:7).
Quem teme o homem cai em armadilha, mas quem confia no SENHOR está seguro (Pv 29:25).
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem (Sl 23:4).
Se o Senhor é sua luz, então, ainda que você esteja no es­curo, sempre terá a luz dele em você. Se o Senhor é sua forta­leza, então, ainda que esteja diante de coisas assustadoras que pareçam mais fortes que você, elas nunca serão mais podero­sas que Deus. Ele estará sempre do seu lado.

Minha oração a Deus
Querido Senhor, ajude-me a não ter medo. As coisas das quais mais tenho medo são ________________, ____________ e ___________Por favor; proteja-me de todas elas. Mão deixe que nada de ruim aconteça. Obri­gado por ter prometido proteger-me e cuidar de mim sem­pre. Obrigado porque não me deu espírito de covardia, mas, em vez disso, me deu amor, poder e equilíbrio. É em nome de Jesus que eu oro.
Querido Senhor, as outras coisas pelas quais eu gostaria de orar hoje são…_______________________________________

A palavra de Deus para mim
Busquei o SENHOR, e ele me respondeu; li­vrou-me de todos os meus temores. Salmos 34:4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: