04. Peço a Deus que me ajude quando tenho dificuldade para orar

4. Peço a Deus que me ajude quando tenho dificuldade para orar

Você já teve a sensação de que orar é difícil? Seja sentiu, não fique chateado. Você não é o único. Todos lutam para orar às vezes, não importa a idade, até mesmo os adultos. Mas a boa notícia é que podemos pedir que Deus nos ajude a orar. Ele fará isso.
Conheço uma garotinha que ficou muito triste porque o irmão mais velho estava se mudando para outro estado, por causa de um novo trabalho. Ela queria orar para que ele não fosse, pois sabia que sentiria muita falta dele, mas ela tam­bém não queria que ele ficasse sem o novo emprego. Ela não sabia como orar nessa situação, por isso, a oração tornou-se muito difícil para ela. Por fim, ela orou para que Deus a aju­dasse a orar.
Deus mostrou-lhe que ela deveria orar simples­mente para que a vontade de Deus fosse feita na vida de seu irmão. Ela orou dizendo que, se fosse da vontade de Deus que seu irmão viajasse, que o Senhor desse paz a ela naquela situação. A resposta de Deus para sua oração foi a mudança de seu irmão, mas ela não ficou tão triste como pensou que ficaria. Deus ajudou-a a não sentir tanta falta dele.
Deus sabia que orar às vezes poderia ser difícil, por isso prometeu que seu Espírito Santo, que habita em você, iria ajudá-lo. O Espírito Santo sabe o que você precisa melhor do que você. E, uma vez que ele sabe a coisa certa a ser feita em cada situação, sabe como ajudar você a orar.
Você talvez esteja pensando: Por que preciso orar se Deus já sabe do que preciso? A razão é que Deus quer que você con­verse com ele, peça coisas para ele, esteja com ele, ande junto dele. Ele quer que você dependa dele e confie que ele cuidará de suas necessidades.

O que as crianças consideram mais difícil sobre a oração
• Confiar que Deus realmente está ouvindo.
• Não saber ao certo se Deus é real.
• Esperar uma resposta.
• Preocupar-se com uma possível resposta negativa de Deus.
• Não saber exatamente como orar.
• Confessar quando fez algo errado.
• Não saber se a oração será respondida.
• Encontrar um lugar tranqüilo para se concentrar.
• Conversar com alguém que não pode ver.
• Ouvir Deus no coração.
• Orar pelos inimigos.
• Não ter a resposta desejada.
• Imaginar se a oração se cumprirá.
• Reservar um tempo para orar.

Por que para as crianças às vezes orar é difícil?
Às vezes, para as crianças orar é difícil porque elas têm a sensação de que não sabem fazê-lo, ou pensam que não sabem fazê-lo muito bem. Talvez tenham ouvido pessoas mais velhas ora­rem e pensado que precisavam orar como elas, mas Deus lhe examina o coração, não seu modo de falar. Tudo o que Deus quer é uma simples oração com sinceridade.
Às vezes, para as crianças orar é difícil porque elas não se sentem tão importantes para merecer resposta. Talvez elas te­nham feito algo errado e se sintam culpadas, mas é por isso que Deus pede para confessarmos nossos pecados a ele. Ele quer pôr tudo em pratos limpos para que não nos sintamos culpados. O pecado nos separa de Deus, e ele não quer isso. Deus não está esperando o momento para acertar-nos com um raio se não fizermos tudo do modo que tem de ser; ele está esperando que nos aproximemos dele e confessemos nossos pecados para que ele possa endireitar tudo.
Às vezes, para as crianças orar é difícil porque elas vêem Deus como alguém muito distante. Elas acreditam que as orações têm de fazer um longo trajeto para chegar a Deus, mas isso não é verdade, pois Deus está perto. O Espírito dele habita em nós. Ele diz que, quando nos aproximamos dele, ele se aproxima de nós. Nós é que devemos dar o primeiro passo.
Às vezes, para as crianças orar é difícil porque a oração leva muito tempo. Elas acreditam que, se não passarem tempo su­ficiente em oração, suas orações não terão efeito, mas isso não é verdade. Deus ouve até a oração mais simples. E verda­de que, quanto mais tempo passamos em oração, por mais coisas podemos orar e mais respostas veremos. Mas Deus ouve cada palavra que você diz. Cada oração é importante, não interessa se foi feita em pouco tempo.
Às vezes, para as crianças, orar é difícil porque elas não sa­bem ao certo se estão orando pela causa certa. Mas você não precisa se preocupar com isso. Não há como fazer uma ora­ção errada. Orar é expressar o coração a Deus. Você só preci­sa ser honesto com ele em relação ao que está em seu coração. Ainda que você orasse de um modo não condizente com a vontade de Deus, não significa que algo de errado acontece­ria. Isso é impossível, pois a vontade de Deus é que você ore. Você não precisa se preocupar se é da vontade de Deus res­ponder de acordo com o que você pediu. Suas orações não vão obrigar Deus a fazer algo que ele não queira.
Deus nunca diz: “Opa! O que foi que fiz? Como deixei isso acontecer? O que faço agora?”. Ele nunca permitirá que algo pelo qual você orou seja respondido de um modo que não esteja de acordo com a vontade dele. Por isso, não se preocupe.
Às vezes, para as crianças orar é difícil porque elas se sentem muito pequenas e as coisas pelas quais estão orando parecem muito grandes. E comum as crianças se sentirem assim. Mas não im­porta o tamanho de seu problema, Deus é sempre maior, e é só isso que importa. Não faz nenhuma diferença se você é pe­queno ou se se sente pequeno às vezes. Deus é grande e nada é difícil demais para ele, ele é grande e nada lhe é impossível.

O que as crianças oram
Senhor, peço força e coragem para ser eu mesma e não me importar com o que as outras pessoas pensam.             Savannah (11 anos)

Lembre-se de quem Deus é realmente
Quando você ora, ajuda a pensar em quem Deus é. Nin­guém viu Deus, mas você pode imaginar quem ele é. Quanto mais você conhece Deus, mais fácil é confiar nele quando ora.  Por exemplo, se você pensar em Deus como alguém dis­tante e frio, será mais difícil orar. Se você pensar nele como alguém próximo e amoroso, será mais fácil orar.
Se você pensar em Deus como alguém sempre descon­tente com você, será mais difícil orar. Se você pensar nele como o Deus amoroso que ele é, será mais fácil orar.
Se você pensar em Deus como um ser fraco, que nunca está a seu lado, será mais difícil orar. Se você pensar nele como um ser forte, que sempre está a seu lado, será mais fácil orar.
Se você pensar em Deus como alguém ocupado demais para ouvi-lo, será mais difícil orar. Se você pensar nele como alguém com todo o tempo do mundo para ouvi-lo, será mais fácil orar.
Se você pensar em Deus como alguém sempre furioso e carrancudo, será mais difícil orar. Se você pensar nele como alguém pronto a perdoar e meigo, será mais fácil orar.
Se você pensar em Deus como alguém fraco e impotente, será mais difícil orar. Se você pensar nele como alguém forte e poderoso, será mais fácil orar.

Como a maioria das crianças imagina Deus quando oram
• Como um amigo.
• Como meu Pai celestial.
• Como alguém sempre a meu lado.
• Como meu Senhor e Salvador.
• Como um Deus que responde a minhas orações.
• Como o Rei do mundo
• Como o Criador de todas as coisas.

Quanto mais você souber sobre Deus, mais fácil será orar. Não se esqueça de ler a Bíblia para descobrir mais coisas sobre ele. Toda vez que você sentir dificuldade para orar, fale para Deus. Diga a ele o que parece difícil. Ele entende como você se sente, e seu Espírito Santo vai ajudá-lo.

Minha oração a Deus
Querido Deus, me ajude a aprender a orar. Ajude-me a che­gar ao ponto em que orar seja tão fácil para mim como con­versar com meu melhor amigo. Ajude-me a conhecê-lo melhor para que eu entenda quem realmente é. Ajude-me a lembrar de que nada é difícil demais para o senhor que nada lhe é impossível. Fortaleça minha fé para crer que sempre ouvirá minhas orações e responderá de seu modo e em seu tempo. Em nome de Jesus é que oro.
Querido Senhor as outras coisas pelas quais eu gostaria de orar hoje são…________________________________________

A palavra de Deus para mim
Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontra­rão; batam, e a porta lhes será aberta.     Mateus 7:7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: