10. Converso com Deus sobre meu futuro e meu propósito

10. Converso com Deus sobre meu futuro e meu propósito

Você sabia que Deus tem um propósito importante para sua vida? Você sabia que ele o criou para fazer algo especial? Você sabia que ele pôs talentos e dons especiais em você por essas razões? Bom, é verdade. Você tem habili­dades especiais que talvez não possa ver ainda, e Deus vai usá-las para os propósitos e o reino dele nesta terra.
Não importa se você vê seus dons neste exato momento e se alguém os vê também. Deus os vê, e ele os fará vir à tona em você. Eles serão revelados cada vez mais à medida que o tem­po passar.
Se as crianças não entendem que têm um propósito im­portante, quando se tornam adolescentes, saem por aí, se me­tem em confusão e não usam com inteligência seu tempo.
Se não percebem que foram criadas para ser importantes, tentam ser como outra pessoa, tentam ser algo que não são. Elas se criticam se não estiverem de acordo com algum pa­drão que estabeleceram para si mesmas.
Saem por aí com a impressão de que não são tão boas quanto as outras pessoas, e isso as deixam inseguras e ex­tremamente sensíveis. Elas constantemente precisam se concentrar em si mesmas e no que pensam que deveriam ser, em vez de agradecerem por ser a pessoa que Deus criou. Elas fazem más escolhas porque não percebem que foram criadas para cumprir algo maravilhoso.
Deus não quer isso para você. Ele quer que você tenha uma visão clara da pessoa que ele o criou para ser, quer que você saiba quais são seus dons e talentos e como desenvolvê-los.
Isso não significa que você conhecerá todos eles hoje, na próxima semana, no próximo ano ou daqui a cinco anos. Mas, quanto mais rápido você começar a orar para isso, mais rápi­do terá alguma noção de seu propósito e de quais são seus dons e habilidades.

O que as crianças oram
Querido Senhor, às vezes parece que todos têm um talento ou dom, menos eu. Não vejo nada em que eu seja boa. O Senhor poderia me mostrar quais são meus dons e me aju­dar a ser realmente boa em alguma coisa?
Jessica (11 anos)

Como reconhecer seus dons e talentos
Você ainda é muito pequeno e, a cada dia, está se desenvol­vendo como pessoa. Todos os seus dons e talentos não serão de todo revelados nos anos que estão por vir, por isso não fique impaciente.
Seus talentos e dons já estão aí dentro de você, só precisa de tempo para revelá-los e desenvolvê-los.
Veja algumas formas de começar a identificar quais são seus dons e talentos. Responda às quatro perguntas e veja o que as respostas mostram.

1.  As pessoas elogiam você com freqüência por alguma coisa que foi bem feita?
Pode ser alguma coisa que você faz ou é ou como você se mostra ou age. Quando as pessoas o elogiarem, preste atenção nisso. Significa que você tem talento para alguma coi­sa. Não importa o que seja. Pode ser algo simples, como ser uma pessoa boa, responsável, prestativa ou organi­zada. Seja o que for, nem todos têm essas habilidades. Alguém que tenha uma personalidade agradável, e que seja responsável, prestativo e organizado pode ser usa­do poderosamente por Deus de muitas formas.
Pergunte a Deus se alguma das coisas pelas quais as pessoas já elogiaram você é algo que ele quer usar para a glória dele. Peça a ele para mostrar-lhe se você precisa trabalhá-la e desenvolvê-la no futuro. Quando você re­cebe uma resposta positiva das pessoas por alguma coisa que pode fazer, provavelmente é um sinal de que esse é um de seus dons.
Faça uma lista de quatro coisas pelas quais já rece­beu um elogio. Peça a Deus para mostrar-lhe como ele poderia usar essas coisas para a glória dele.
1_______________________________________
2_______________________________________
3_______________________________________
4_______________________________________

2.  Há algo que você gosta de fazer, independentemente de ganhar algo por isso?
É as­sim que me sinto quando escrevo. Adoro escrever.
Prefiro escrever a fazer qualquer outra coisa na terra. Eu costumava escrever em todo lugar aonde ia. Escrevi desde o momento em que segurei um lápis e soube soletrar algumas palavras. Sempre vou querer escre­ver, e escreveria mesmo que ninguém me pagasse para isso. (Não conte isso para meu editor. Ele não precisa saber.)
Você fará bem tudo o que gosta de fazer. Você inves­tirá todo o seu tempo e energia nisso, além de poder fazê-lo.
Faça uma lista de oito coisas que você adora fazer. Peça a Deus para mostrar-lhe como ele poderia usar isso para os propósitos dele:
1_______________________________________
2_______________________________________
3_______________________________________
4_______________________________________
5_______________________________________
6_______________________________________
7_______________________________________
8_______________________________________

3. Há algo que você faz e em que parece destacar-se?
Você não precisa necessariamente gostar de fazê-la, mas é algo em que você sempre parece obter bons resultados. Pode ser da matemática, esportes, culinária à jardinagem, de consertar e limpar, desmontar e montar, lembrar de coi­sas, memorizar a ler bem.
Faça uma lista de seis coisas que você faz bem. Seja generoso consigo mesmo. Escreva qualquer coisa, mes­mo que você não considere uma grande coisa ou im­portante. Você nunca sabe como Deus poderá usar esse talento para o reino dele.
1_______________________________________
2_______________________________________
3_______________________________________
4_______________________________________
5_______________________________________
6_______________________________________

4. Deus lhe colocou algo no coração que ele quer que você faça algum dia?
Às vezes você terá um sonho seu coração de algo que gostaria de fazer quando cres­cesse. Peça a Deus para mostrar-lhe se esse sonho é dele ou não. Se for dele, ele se cumprirá. Se não for, talvez não passe de um sonho divertido para ter agora.
Meu filho costumava sonhar que projetaria montanhas-russas quando crescesse. Christopher também tinha um grande talento para a música. Deus quis que ele usasse seu talento musical, por isso é musicista, com­positor e produtor musical. Deus deu a Christopher o dom da música para ser usado para a glória divina. As idéias dele sobre montanhas-russas não passaram de um passatempo e de algo para sonhar. Isso ajuda a reco­nhecer a diferença. Dessa forma, você não leva adiante durante anos o que não acabará fazendo.
Para descobrir isso, pergunte a Deus o que ele quer que você faça quando crescer. Você não precisa ter a resposta de imediato, mas é bom perguntar agora. As­sim, quando chegar o tempo de tomar algumas deci­sões na vida, você poderá tomar boas decisões. Você não deve se preocupar com isso, trata-se apenas de algo do qual você deve estar ciente. Deus fala ao coração das crianças sobre seu propósito e plano para a vida delas, e quanto antes você começar a ouvi-lo, melhor.

Deus respondeu a minha oração
Orei para que o Senhor me ajudasse a ser capaz de ela­borar um trabalho realmente bom para minha aula de artes. Era um desenho grande, e exigiu muito trabalho, mas pude usar meu talento como artista. Recebi um “10”, e a profes­sora escreveu “excelente” no trabalho. Ela disse que sou muito bom em desenho e pintura. Espero que eu possa me­lhorar nisso e talvez usá-lo no trabalho que farei algum dia.        Jonathan (11 anos)

Deus criou você para fazer coisas grandes para ele
Deus criou você para um propósito especial. Isso significa que ele tem em mente algo especial para você cumprir. Ele diz que não sabemos o quanto é maravilhoso o futuro que ele tem para nós. Ele diz que você nem pode imaginar como será fantástico seu futuro (l Co 2:9).
Deus chamou você para fazer grandes coisas. Você talvez não saiba ainda quais são elas, mas, se for sensível ao que o Espírito Santo falará a seu coração quando você orar a Deus, ele o guiará no caminho que ele tem para você.
Deus diz que, se você se humilhar debaixo da poderosa mão de Deus, ele o exaltará no devido tempo (l Pe 5:6). Isso significa que, se você agradecer seus dons e sempre re­conhecer que seus talentos são dons de Deus e nunca se en­vaidecer deles, ele o exaltará e você será, um dia, reconhecido por suas habilidades. As outras pessoas verão seus dons e vão apreciá-los.
Deus também diz que ele quer usar você e seus dons, ta­lentos e habilidades para ajudar outras pessoas. Este é um de seus principais objetivos na terra. Ele lhe mostrará como e quando fazer isso. Enquanto isso, ajudar os outros e ser bon­doso e amoroso com eles sempre agrada a Deus. Se você pode usar seus dons para ajudar os outros agora, há algo melhor a fazer?
Lembre-se de permanecer junto a Deus, conversando com ele todos os dias em oração. Ele o ajudará a fazer aquilo que você precisa fazer e vai levá-lo aonde precisa ir.

Minha oração a Deus
Querido Deus, obrigado porque o Senhor tem um grande propósito e plano para minha vida. Obrigado pelo dom e ta­lento de que preciso para ver seu plano se cumprir Obrigado porque não preciso fazer as coisas acontecer. Só tenho de confiar no Senhor para que elas aconteçam. Mostre-me como desenvolver esses dons e talentos. Ajude-me a me destacar nas coisas que quer que eu faça. Coloco meu futuro em suas mãos e peço que o abençoe. É em nome de Jesus que oro.
Querido Senhor as outras coisas pelas quais eu gostaria de orar hoje são…___________________________________________

A palavra de Deus para mim
Porque sou eu que conheço os planos que te­nho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ou­virei. Vocês me procurarão e me acharão quan­do me procurarem de todo o coração.                Jeremias 29:11-13
Meu diário de oração

No início do livro, comentei sobre fazer seu diário de oração. Pensei em colocar um pequeno diário aqui no final deste livro para você começar.
Espero que goste de compartilhar suas orações com Deus e escrever as respostas dele. Se você tiver de esperar um pou­co pelas respostas, não se preocupe. Ele o ouve no momento em que você ora, ainda que a resposta não seja imediata. Deus adora quando você compartilha seu coração com ele.

Data: _____/______/_____
Minha oração a Deus
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________

Data: _____/______/_____
Como Deus respondeu à minha oração
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________

Caro leitor
Desejamos que este livro tenha correspondido às suas expectativas.
Para continuar a atendê-lo sempre melhor, compartilhe suas impressões de leitura desta obra escrevendo para: opiniao-do-leitor@mundocristao.com.br
Cadastre-se para receber nossos informativos no site: http://www.mundocristao.com.br
Acesse nosso blog:  http://www.mundocristao.com.br/blog

Editora Mundo Cristão
Rua Antônio Carlos Tacconi, 79
04810-020 – São Paulo, SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: